PESQUISEM AQUI AMIGUINHOS

sexta-feira, 18 de março de 2011

Noticias comentadas 1

Olá caros leitores do “A voz do senil”. hoje vou postar uma noticia da qual eu ache interessante, e irei repercutir a mesma, além de explica-la.
Aqui esta a noticia de hoje:
17/03/2011 18h08

Comissão da Reforma Política aprova fim da reeleição no Executivo

Pela proposta da comissão do Senado, presidente teria mandato de 5 anos.
Comissão discute propostas para reforma do sistema político brasileiro.

Robson Bonin do G1, em Brasília
A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou nesta quinta-feira (17) o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. Pela proposta, os mandatos para esses cargos passariam a ser de cinco anos. Os senadores também aprovaram a manutenção do voto obrigatório.
A Comissão da Reforma Política do Senado é formada por 15 parlamentares e é presidida pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ). O fim da reeleição e a manutenção do voto obrigatório são pontos que serão reunidos no relatório que a comissão irá apresentar no dia 5 de abril. Outra comissão, da Câmara, também discutirá propostas para a reforma do sistema político brasileiro.
Se for aprovada pelo Congresso, o fim da reeleição não terá validade para os atuais governantes, que poderão disputar a reeleição. A mudança só entraria em vigor para os eleitos a partir de 2014. A presidente Dilma Rousseff, por exemplo, poderia permanecer por até nove anos no Planalto, se conseguir a reeleição.
Considerado um tema controvertido, a possibilidade de reeleição no Executivo foi introduzida na Constituição federal em 1997, quando o Congresso aprovou a Emenda Constitucional 16.
Na comissão, apenas os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Francisco Dornelles (PP-RJ) foram favoráveis à manutenção da reeleição, sendo vencidos pelo grupo de 12 parlamentares que se manifestaram contrários à manutenção do modelo atual, de até dois mandatos de quatro anos.
Outro tema analisado pelos senadores foi a proposta de acabar com o voto obrigatório nas eleições. Os integrantes da Comissão da Reforma Política decidiram manter o sistema do voto atual no país, mesmo com parte do colegiado favorável ao voto facultativo.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi um dos que defendeu a manutenção da regra atual. "Temo o risco de termos governantes eleitos por uma minoria pouco expressiva", avaliou o senador.
Para o tucano, em momentos de crise política e sem o voto obrigatório, os líderes políticos poderiam ser eleitos por uma parcela pouco representativa da sociedade, o que colocaria em risco a democracia no país.
Fonte:G1- Política
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Bem, inicialmente como todos deveriam saber, a reforma politica é um tema muito importante para a nação, e esse tema deveria ser divulgado e tratado com maior ênfase pelos meios de comunicação, que não divulgam o assunto de forma mais massiva, para que a população pudesse discutir de forma mais aprofundada sobre o tema, que é vital para TODA a nação, mas como meu objetivo não é comentar a importancia do processo, e sim comentar sobre os acontecimentos descritos no texto acima, vou me abster da momentaneamente sobre a discusção da importancia do processo.
  1. Como nós lemos no texto vocês leram, certo? a comissão de reforma politica aprovou o fim da reeleição para cargos como prefeito, governador e presidente, que também teriam seus mandatos extendidos de quatro anos para cinco anos. É de fato uma proposta polêmica, mas que pode ser muito benéfica para as administrações, que não mais teriam de abdicar do exercicio de sua real função, para se prepararem para a disputa de suas re-eleições, garantindo a todos que o foco da adminstração, seja da cidade estado ou país, seja única e exclusivamente voltada para a adminstração pública seja em qualquer instancia. Além disso teriamos a redução ou o extermínio das obra “eleitoreiras” que são feitas em muitas cidades no periodo antecedente a eleição.
  2. Também lemos que foi mantido o sistema de voto obrigatório, oque é bom para a democracia no Brasil, visto que no país a politicam não é um tema considerado interessante, por grande parte da população, além de termos um esteriótipo sobre o poder politico no Brasil, que diz que todo governante é sim mau intenssionado, e é corrupto (não que isso não seja verdade em parte, pois temos sim um sistema politico corrupto, mas existem pessoas sérias no meio politico).Esse esteriótipo ainda afasta os jovens do assunto, fazendo com que os “caciques” que governam o Brasil, se mantenham por mais tempo no poder,  visto que a renovação politica, não é interesse da maioria da população.
Bem caros amigos, podemos chegar a conclusão de que a reforma politica é um assunto importantissimo para a vida da nação e que todos devemos ficar atentos, pois essa reforma irá redefinir todo o poder politico no Brasil.
Por hoje é só pessoal, VOLTAREMOS…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda? Discorda? Comente aqui e enriqueça o debate!!!