PESQUISEM AQUI AMIGUINHOS

quinta-feira, 10 de março de 2011

Qual o poder dos meios de comunicação sobre a população?

Até onde vai o poder da mídia televisiva no Brasil, até onde vai a influencia da televisão no dia-a-dia das pessoas?

Olá caros e ávidos leitores do “A voz do senil”, hoje me fiz os questionamentos acima e gostaria de compartilhar com os leitores do blog a minha sincera opinião.

Pois bem hoje em dia, é notável o poder e a influencia dos meios de comunicação no sociedade moderna, e é notável também, a abrangência desse “poder” sobre as grandes massas populacionais, ele (o “poder”) influi nas gírias da população e pode até fazer uma camiseta virar moda e vender como água.`

É interessante ver até aonde o poder da mídia televisiva consegue barrar a opinião própria e até mesmo a análise ponderada do que ela veicula durante sue horário comercial. Também é impressionante o poder da mesma de massificar qualquer conteúdo que a mesma veicule no ar, seja ele um novo produto, uma nova atitude ou até uma nova cultura. Só que para atingir isso, a mídia televisiva(diga-se globosta), usa de métodos pouco ortodoxos, e mina seu conteúdo com mensagem de incentivo parcial para aqueles que pagarem por isso.

Mas a mídia não se diz imparcial?

Sim, ela se diz imparcial, e usa essa palavra “a rodo”, de modo que a palavra acaba perdendo força, e seu sentido dentro dos conglomerados e corporações à medida que o dinheiro vai entrando e que a necessidade e a vontade de faturar seus “milhões” crescem e que o capitalismo pós guerra¹ se instala em terras tupiniquins, escancarando cada vez mais que a mídia televisiva NÃO é imparcial, como pregam todos os comunicadores do meio.

Ok, eles não são imparciais, mas como eles conseguem Manipular grande parte da população Brasileira com seus métodos?

Bem se levarmos em conta que temos um sistema educacional incapacitado, formado em boa parte por pessoas despreparadas, e que temos também um aparato estrutural sucateado, logo chegaremos a conclusão de que as pessoas que passam por esse sistema são incapacitadas (em sua maioria, não em sua totalidade) e, logo essas mesmas pessoas, não são capazes de dissertar de modo correto, sério e ponderado sobre o conteúdo (de baixa qualidade, diga-se de passagem) que lhe é transmitido, logo, é presumível que grande parte da população total do Brasil, e integrante do PEA², que acendeu nos últimos anos á classe média, vem dessa formação, oque torna possível com que as mensagens tendenciosas e o numero absurdo de propagandas veiculadas aumentem a vontade de comprar com irresponsabilidade dessa parcela da população brasileira, que é formada no geral, pelas classes B,C,D,E.

E, isso não é bom para a economia do Brasil?

Até certo ponto, no curto/ médio prazo é sim, pois o consumismo estimula a economia interna aquecendo o mercado e colocando dinheiro na roda econômica nacional, mas a médio longo e longo prazo a história é outra. A história muda, pois a população fica endividada e a economia super-aquecida, logo as empresas terão prejuízos com mercadorias paradas na ordem de bilhões de dólares e reais, além de o mercado interno entrar em crise, gerando desemprego e queda das bolsas nacionais.

Ok, e o que fazer para evitar de seu um imbecil manipulado?

Pois bem, você tem duas opções:

  1. PARE DEFINITIVAMENTE DE OLHAR TELEVISÃO, EM ESPECIAL A ABERTA, ALGUNS CANAIS DA FECHADA PODEM SER BONS ATÉ…
  2. CONTINUE OLHANDO TELEVISÃO, MAS TENHA SEMPRE EM MENTE QUE A MÍDIA É SIM PARCIAL, E QUE A MESMA QUER TE INDUZIR A ALGO SEMPRE, PORTANTO ANALÍSE OQUE VOCÊ VÊ COM PONDERAÇÃO

Obs..:

¹:É o tipo de capitalismo, que foi implantado nos E.U.A no pós guerra, ele se baseia em um consumismo exacerbado para fortalecer a economia interna, mesmo enfraquecendo as classes sociais financeiramente.

²: PEA, é:

População

Economicamente

Ativa

É um grupo de pessoas que compram, vendem e movimentam a economia de forma significativa.

*: Só para deixar claro não sou contra o capitalismo, sou contra o consumismo exagerado.

Abraço a todos

Gabriel Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda? Discorda? Comente aqui e enriqueça o debate!!!