PESQUISEM AQUI AMIGUINHOS

quarta-feira, 30 de março de 2011

Quando a mesmice começa a cansar

Então, vou aqui fugir, por enquanto só essa vez, talvez em mais algumas ocasiões, do meu propósito principal aqui, que vocês já sabem qual, ou já devem ter percebido, ou se não ai que burro, dá zero pra ele: aquele de só falar de merda, de modo vazio e com pouquíssimas linhas. Hoje vou fazer um post mais sério (mas não garanto a ausência de sarcasmo neste que seguirá), mais reflexivo, só porque deu vontade. Buenas, comecemos então...

Na vida, existem aquelas coisas que você vê rotineiramente, ou aqueles hábitos que você tem já de muito tempo e continua a praticando. Essas práticas e costumes fazem parte de nós, e algumas pessoas tem em maior número essas práticas recorrentes, outras não. O fato é que, pelo menos algumas vezes, nós nos enjoamos dessas práticas recorrentes, e dessas coisas que vemos muito repetidamente. E eu estou aqui para dizer que estou enchendo o saco com essas coisas que vemos tão incessantemente na imprensa, essas matérias que são essencialmente a mesma coisa, mudando apenas o nome e o processo.

Você vai entender o que estou falando, abra, pra dar um exemplo, a "Zero Hora" (se você for daqui do RS, se não for, não sei exatamente que exemplo dar), o que você encontrará por certo? Alguma reportagem especial falando do "Escândalo do Não-Sei-O-Quê", "X medidas/ideias para melhorar a política/o brasil/a educação/a segurança/nossos políticos/a saúde/etc/baralho a 4/lolwtfbbq", "A Origem do(a) Mal/Crime/Bullying/Corrupção/etc/barulho a 4/lolwtfbbq", "Sei lá o que do Rio Grande/Rio Grande sei lá o que", etc. E os artigos (em especial os editoriais) dificilmente passam desses assuntos, não quero dizer aqui que eles não sejam importantes, mas convenhamos que essa repetição exaustiva da MESMA MERDA (literalmente) cansa qualquer um. E eu não sei se é algo só meu, que eu não deveria ter, mas o substantivo "escândalo" parece já ter virado um exagero; corrupção, irregularidades, procedimento legais mas duvidosos moralmente falando já viraram uma coisa corriqueira, francamente, já parei de me impressionar, e isso antes que eu chegasse aos 18, um recorde suponho, creio que meus pais, e as gerações que vieram antes, aguentaram mais tempo.

A verdade é que, eticamente falando, nenhum desses partidos que estiveram no poder consegue estar acima dos demais, eles se merecem, no quesito moral e ética. Entra governo, sai governo, SEMPRE alguma coisa vai sair à tona, e isso que sai na imprensa MAINSTREAM (pra que eu fui botar essa palavra) é só "a ponta do iceberg", tenha certeza que MILHARES de "escândalos (pra botar no jargão jornalístico)" estão acontecendo agora, e sinta ainda mais certeza de que a maior parte nem vai ser descoberta (muitos por intere$$e$, não acredite você que a imprensa, principal a dos maiores veículos de comunicação, é algum paladina da ética e da moral [também não caia na tentativa jornalística de se colocar acima dos demais]). Você mesmo vai ver, em algum momento da vida, corrupção acontecendo por aí, talvez você mesmo a cometa, e a tendência é que isso não venha a público, já que a maior parte (quero crer que seja a maior parte) vê, não gosta, mas também não faz nada (o que provavelmente seria minha linha de conduta, vou admitir, melhor dizer do que ficar na hipocrisia); outra parte faz, não vai se acusar, óbvio (só caguetar os outros, se isso trouxer algum benefício); a última parte é, sem qualquer discussão, a menor de todas, aquela que realmente resolve fazer alguma coisa, essa é a parte que todos nós, inertes, admiramos, mas que em momento algum tentamos copiar, pois parece certo que quem denuncia e mostra a cara, vai se foder no final (vide Tim Lopes). Essa mesmice por certo atrasa o país, e nossa apatia também não deve ajudar muito, mas ainda creio que o Brasil está progredindo um pouquinho, a passos de tartaruga, óbvio, mas ainda assim está, talvez daqui uns 60 anos cheguemos ao patamar atual dos países de primeiro mundo (obviamente eles também terão avançado, mas isso não vem ao caso), corrupção, irregularidade, *MALANDRAGEM* e se achar esperto por não seguir o certo e a lei as leis são características dos países latinos (vide o caso do ídolo $ilvio na Itália [de repente eu falo disso algum dia não garanto), e ainda assim alguns progrediram (não tanto quanto os germânicos, anglo-saxões, nórdicos e alguns asiáticos [e todos esses tem casos de corrupção, ainda que em proporções menores em ALGUNS casos], evidentemente, mas eles conseguiram, de repente a gente também chega lá uma hora).

Enfim, tudo isso, acontecendo tão repetida e corriqueiramente, cansa, "enche o saco", e eu sou mais um desses que perdeu a paciência com isso, e não vou sair pra rua fazer protestinho de/por sei lá o que, não vou botar no twitter (que eu nem tenho) coisas do tipo #vergonha, #forasarney (sim, ele é um filho da puta, mas é só um, não é o único no Congresso e na política brasileira), #nordestino (sim teve, se você não se lembra, pela não eleição do comedor [não estou dizendo que quem foi reeleito é bom, mas assumo que acho "menos pior"], daquele partido paladino da ética. Eu, embora nascido aqui no sul mesmo, morei muito tempo no nordeste e acho foda demais esse bairrismo escroto), etc, não vou fazer flashmobs puta termo e coisa de viado por qualquer coisa seja. Em suma: vou seguir incomodado com essa situação em que estamos, mas a única coisa que farei pra tentar mudar isso é votar em pessoas, ideias e principalmente partidos novos, pessoas/ideias/partidos que ainda não estiveram lá e coisas evidentemente que eu acredite (embora certamente não vou deixar de ter desconfiança em momento algum), coisa que você, estudante que não sabe voar nem deve fazer, bom é o cara pra quem a Veja (outra revista imparcial, aliás, imprensa isenta NÃO EXISTE) paga pau né? Não acho, ainda, que o Brasil tá perdido, ainda dá pra coisa mudar, mas tá foda disso acontecer...
Só pra concluir, voto nulo não adianta pra porra nenhuma, valeu por ter lido tudo isso...

[merchan]Esse foi o meu post mais extenso e sério aqui, não sei se farei essa linha de novo aqui, mas se você gostou -duvido, vou fazer um jabá e linkar aqui o meu outro blog, onde eu, com intervalos imensos entre uma postagem e outra, escrevo mais ou menos nesse estilo.[/merchan]

Agora foi mesmo.

Abra$$o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda? Discorda? Comente aqui e enriqueça o debate!!!