PESQUISEM AQUI AMIGUINHOS

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O Destino de Cuba


"Congresso comunista de Cuba aprova reformas de Raúl Castro"

A Revolução Cubana de 1956, foi um exemplo de revolta popular, uma guerrilha, assim como a Revolução Sandinista na Nicarágua.Essa revolta acabou se tornando uma ditadura, a utopia de criar um novo país após a derrubada do capitalismo foi destruida por um fator simples mas relevante:a democracia, os guerrilheiros de Fidel haviam conquistado o apoio da população, não havia razão para ser este regime fechado, absolutista, o socialismo se puder ser realizado algum dia em algum lugar do mundo tem que ser feito através uma revolta popular? Sim.Armada? Talvez.A revolução não é o problema, a revolução é possivel como foi realizado na Rússia e na própria Cuba, o importante é saber o que fazer após população tomar o poder que rumo tomar?O que fazer?
Atualmente Cuba arrasada por um regime que transformou a população em uma população pobre e insatisfeita tenta correr atrás do tempo que está congelado nas suas ruas nos seus velhos carros dos anos 50.
Cuba se tornará capitalista?Enquanto os irmãos Castro viveram eu acredito que não.
Nos resta aguardar os acontecimentos que se desenrolarão nessa ilha ainda representante de um "socialismo" teórico, na boca de seus governantes mas não prático como deveria ser para seu povo.

6 comentários:

  1. Conhece a barra de espaço? Pois deveria.
    De alguma maneira você entende algo do que escreveu (ou não)? Atualmente ser socialista virou moda. Virou moda usar camisetas com a cara de Che Guevara, mesmo não sabendo que foi. Você é um exemplo dessa cultura vazia.
    Apenas para terminar, não há um botão no blog para "não gostar". Aviso que quando houver, serei um clica-lo no seu post.

    ResponderExcluir
  2. Querido anonimo:
    1°) Se vc se acha tão inteligente e superior ao autor do texto, por que não se identifica?
    2°) Não julgue outras pessoas sem saber o nivel de inteligencia e de argumentos dela. Garanto-lhe que o autor do texto sabe muito mais de socialismo e comunismo do que você, afinal, ele leu obras de Karl Marx, como O Capital, O Manifesto Comunista e outras obras como Imperialismo: Fase superior do capitalismo. Se você julga tão facilmente pessoas assim, terei que julga-lo tbm: aposto que nem sequer você ouviu falar dessas obras.
    3°) Já ouviu falar em "critica construtiva"? Pois deveria. Esse blog reúne pensamentos de jovens ainda em formação intelectual, que muitas vezes podem estar errados em certos assuntos, mas que pelo menos não ficam pela internet sem ter nada para fazer e não ficam criticando de forma absurda e pré-conceituosa como você.
    4°) Vá ler um livro.
    5°) Se você acha que o autor tem uma cultura vazia, faça um post explicando melhor a situação de Cuba. Vai lá. Eu duvido :)

    ResponderExcluir
  3. "Apenas para terminar, não há um botão no blog para "não gostar". "

    Clique em "Ruim" ;)

    ResponderExcluir
  4. Anônimo
    sua critica é completamente imbecil, vazia e incipiente, por favor, comente algo quando realmente valer a pena, faça a critica, mas faça criticas construtivas, já que o espaço de comentários é feito para um debate sadio e construtivo, do qual todos teremos o prazer de participar.
    Portanto comente algo quando não for ofensivo, ou quando você finalmente arranjar um argumento descente.

    ResponderExcluir
  5. Caro Rafael:
    O item 2 e 3 são conflitantes. Ou seja, provavelmente você ficou irritado por ler algo que não gostava e respondeu de qualquer forma. E depois, não deverias reclamar dos outros quando fazes os mesmo. Para completar: qualquer um pode ler esses livros, isso não capacita alguém como expert no assunto, até porque é necessário entende-los, coisa que, segundo o texto, não foi bem desenvolvida.
    Uma pequena pergunta a todos: O quê estavam fazendo na hora que responderam ao meu comentário? Estavam fazendo algo construtivo como clamam?
    És digno de pena, Rafael.

    Gabriel Segundo: Você basicamente repetiu a mesma coisa do início ao fim do seu comentario. Sugiro colocar em prática aquilo que você mesmo escreve em seu comentário. Irei parar por aqui, até porquê os seus textos tem um embasamento teórico muito mais desenvolvido que "isso", fazendo com que valha a pena, de certa forma, le-los.
    PS: É decente. Descente não existe.

    Outro questionamento: Aparentemente é errado criticar algo por aqui, apesar de não ser errado vocês criticarem o que não gostam. Sinto informa-los que no mundo real, vocês serão criticados sempre, o que me faz questionar seriamente sobre o "jovens ainda em formação intelectual", porque não aceitar críticas é comportamento e criança. Criança, que ainda não começou a sua formação intelectual.

    E obrigado por incluirem o botão Ruim no blog.
    ____
    PS²: Quando irá vir o Matheus Amaro, Matheus Scattolin Anselmo, BPD e o John rebater furiosamente aqui?

    ResponderExcluir
  6. Eu gostaria que você sr. Anônimo ressaltasse os pontos ou argumentos no post que você achou errados ou inconclusivos para que eu no próximo post sobre o assunto (se tiver) possa dar mais consistencia a ele (ou até mesmo refazer esse).

    PS: Ao meu ver a reação do Rafael foi pelo modo que você comentou (agressivamente) e não pelo comentário em si.

    Obrigado.

    ResponderExcluir

Concorda? Discorda? Comente aqui e enriqueça o debate!!!