PESQUISEM AQUI AMIGUINHOS

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Old but Gold #2

Hei Ihmiset! Hoje, após uma longa discussão com um amigo exageradamente revolucionário e comunista (Guillermo), consegui uma inspiração para escrever um post sobre política. Algo raro, se vindo de mim. O tema é, basicamente, a política do Brasil de hoje, com o modelo e os governantes atuais.


Um tópico bastante discutido até alguns meses atrás era a eleição presidencial, especialmente a disputa entre Dilma e Serra. Todo mundo sabe o resultado disso, fazendo com que não precise ser abordado, afinal, de certa forma, foi uma vitória relativamente justa para os padrões democráticos, já que a maioria escolheu o que queria. Mas a "sucessão" de governo, que na verdade, não mudou em nada, já que é basicamente, o mesmo; é no mínimo, um assunto extremamente interessante.
O Lula é uma pessoa muito inteligente, apesar de não ter absolutamente nenhuma cultura. Afinal, por culpa de governos anteriores, não teve o estudo suficiente para presidir um país.
E é isso que torna tudo tão genial. Por que, afinal de contas, muitos no Brasil são assim, mesmo com estudo, pois cultura não é uma coisa que normalmente é cultivada neste país. Ele, mesmo não tendo conseguido fazer algo muito expressivo, conseguiu agradar a população, em sua maioria, pobre, por simples identificação com o personagem, na televisão divulgado. Porém, ao meu ver, a sua grande capacidade não foi utilizada para fins ortodoxos. Talvez por culpa do dinheiro envolvido, mas o processo ocorrido no governo foi o mesmo de sempre. Atirar migalhas ao pobres (a.k.a Bolsa-Família), fazendo-os acreditar que mudaram de vida com os míseros reais que ganham a mais por fazer absolutamente nada. Enquanto isso, professores ganham pouquíssimo. É raro achar uma criança que, quando perguntada, revele que o seu grande sonho seja se tornar um professor.
Em um analogia básica: O Brasil não faz nada pela educação, logicamente, temos um povo e uma educação, vazios.
E qual a vantagem nisso tudo? Simples. O que é mais fácil de enganar? Um mendigo na que dorme nas ruas, ou um estudante de uma faculdade de medicina? Obviamente o mendigo, pois muito provavelmente, com raras exceções, aluno de medicina veio de uma família com boas condições, de um bom colégio. O mendigo provavelmente frequentou um colégio público qualquer, sem professores ou estrutura, tornando-o vazio, como deveria ser.
Aí vem a Dilma, ou Lula 2.0, A mesma coisa, só que estudada. Afinal, é muito mais fácil realizar algo de tamanha complexidade quando se tem um mente bem estruturada no poder, Usando uma estratégia muito mais elaborada para dar a falsa sensação de felicidade a famílias miseráveis: A Psicologia. Por exemplo: O lema do país, anteriormente "Um país de todos" agora se transformou em "País rico, é país sem pobreza". A Dilma é tão incrivelmente genial, que ela consegue criar uma falsa sensação de utopia entre as pessoas, fazendo-as acreditarem que está tudo bem, tudo melhorando, quando na verdade, é apenas uma máscara.
Eu adoraria morar no mesmo país citado por Dilma Rousseff. O país por ela criado não tem problemas: Tem desafios facilmente superáveis. Afinal construção de mais de 2000 escolas se faz por simples mágica. Atrasos não existem. Ninguém está se importando com a qualidade da educação, desde que as crianças estejam na escola.
Aliás, isso é uma estratégia chinesa, fazer coisas em massa, com qualidade deplorável. Engraçado também são os PAC's: é lançado o PAC2 enquanto o PAC1 não chegou nem na metade. E como qualquer ser humano, independente do cargo que ocupa, quando tenta fazer coisas de mais ao mesmo tempo, acaba por não conseguir fazer nenhuma, por mais boa-vontade que tenha.
Alguém chegou a visitar algum site de notícias mostrando os votos por estado? Será que alguém deveria se surpreender que quanto mais miserável é o estado, mais votos a Dilma teve? +70% dos eleitores do Maranhão votaram nela. O único motivo que isso aconteceu, foram as campanhas eleitorais que faziam uma "Lavagem Cerebral" mostrando o Lula, que atirou migalhas aos pobres, como quem atira farelo à pombos, dizendo o quanto a Dilma era incrível, pois iria fazer o mesmo que ele.

Aí eu me pergunto: E isso é bom?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda? Discorda? Comente aqui e enriqueça o debate!!!